terça-feira, setembro 02, 2008

Policia Aérea - Força Aérea Portuguesa

MEMÓRIAS DE UM LOBO SOLITÁRIO
No dia 05 de Novembro de 1989, entrei pela primeira vez pela porta d’armas, da Base Aérea nº 3, em Tancos.




Após me ter oferecido como voluntário, neste dia dava inicio a um sonho de menino, de ser militar da Força Aérea, mais precisamente da Policia Aérea.

Fiquei com o NIP 092146-H












Juntamente comigo, estavam mais 18 rapazes voluntários, que neste dia iriam iniciar a recruta, já estando todos destinados á especialidade da Policia Aérea.


Logo no primeiro dia, um desistiu. Os restantes foram instalados, distribuindo-lhes o respectivo material e o corte de cabelo da praxe.







Neste dia reencontrei Carlos Sargento, que havia feito os testes de admissão para a Força Aérea, no Lumiar, comigo.

Com o passar do tempo, a amizade foi crescendo e tornamo-nos inseparáveis.
















Logo na primeira semana, apresentou-se o meu “pai de curso”, de nome Portugal.

Da qual, durante a recruta muitas vezes tive que lhe engraxar as botas













No dia 15 de Dezembro 1989, terminava a recruta com a esperada cerimonia de JURAMENTO BANDEIRA.














Terminada a recruta, iniciava-se o tão ansiado curso da Policia Aérea e a conquista da BOINA AZUL.








Uma, das muitas aulas de Defesa Pessoal, ministrada durante o Curso.














Aqui na companhia do camarada Silva, de Valadares, depois de um durinho treino matinal, na pista de obstáculos.
















Durante a semana de campo, não podia faltar o verdadeiro manjar........ração de combate




































Durante a semana de campo, com o camarada Olaio.













O "velhinho" Alouette, sempre operacional.















Já no ar...mais um voo.


















A viatura "Condor"










A marcha de regresso à Unidade.














Chegados da ultima prova, terminada com sucesso, antes da conquista da BOINA AZUL.

Da esquerda para a direita: Silva, Sacramento, Rodrigues, Wolf e Carlos Sargento.






Após a conquista da Boina, esperava-nos o Curso de Tratador/ Treinador de Cães Militares, no Aérodromo de Manobras nº 1 da NATO, em Maceda.




















Jantar de fim de curso, realizado em Abrantes.

De pé o camarada Rato, a fazer o seu discurso.


















Foi-me distribuido o Pastor Alemão "SANTO", com o qual terminei o curso de TTCM, em 3º classificado.












































Ambos fomos colocados na E.D.C.I. 12, em Paços de Ferreira


















































No exercicio VIGIAR E ACTUAR, na BA 3 - Tancos, onde reencontrei o camarada e amigo de sempre CARLOS SARGENTO
Distribuiram-me posteriormente um Serra da Estrela, de nome "BILL" . . . . que saudades.....
































A viatura "Condor", da Base Aérea nº. 5 - Monte Real.


















F-117,

Força Aérea dos Estados Unidos, sitiado na Base Aérea de Halloman













MB -339,

Força Aérea Italiana, sitiado na Base Prática di Mare.












Mirage 2000,

Força Aérea Francesa, estacionado na Base Aérea de Digon.











Fiat G-391

Força Aérea Portuguesa, sitiado na Base Aérea nº 6 - Montijo










Corsair A7- P

Força Aérea Portuguesa, estacionado na Base Aérea nº. 5 - Monte Real.


























Com visores nocturnos durante a I Guerra do Golfo.
















Sendo condecorado com a medalha de Comportamento Exemplar







BILL, eu, e o Sold/PA Maganinho















Aqui com o BILL e o Sold/PA Costa















































Os PA's da EDCI 12, com o carismático Sarg/Chefe Jerónimo à frente.






No dia 01 de Abril de 1995, abandonei a Força Aérea ....guardei carinhosamente a minha BOINA AZUL...com uma lágrima no canto do olho.


AAAAAUUUUUUU

AAAAAAAAUUUUUU

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens camarada Pereira mostras bem o verdadeiro espirito PA.
Continua a brindar-nos com textos e fotos como estas.
Um abraço

13 de setembro de 2008 às 22:06  
Blogger fechado said...

Parabens camarada Pereira. Ontem foste P.A. como eu, hoje exerces uma profissão como a minha. Foste meu colega de serviço em Francos e adorei trabalhar contigo em Francos. Um Abraço de Carlos Guedes.
Um soldado da P.A não teme a morte nem a Guerra.

28 de setembro de 2008 às 21:00  
Anonymous C. Rato said...

Obrigado Amigo, pela Foto do Final de curso, ao Jantar.

Um abraço

RATo
091787-H

17 de julho de 2009 às 17:11  
Anonymous Anónimo said...

acabei de ver o teu album, e estou emocionada..o meu filho vai amanhã para a base do lumiar prestar provas de selecção, espero que lhe corra tão bem como te correu a ti!
parece-me que foste um soldao exemplar, porque é que abandonaste?
PARABÉNS PELA BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
ELISABETE

22 de outubro de 2009 às 21:02  
Anonymous Anónimo said...

ASSIM SE VE A FORÇA DA PA .
TAMBEM FOI P.A.PASSEI POR ESSE TEU PERCURSO GOSTEI MUITO DA BASE DE MONTE REAL TIVE PENA DE ACABAR EM PAÇOS FERREIRA ACHO QUE ALI NAO SE PASSAVA NADA UM ABRAÇO

6 de março de 2010 às 20:09  
Anonymous pedro alves said...

Parabens pelo seu patriotismo.

Infelizmente a força aerea portuguesa está literalmente a ser desmantelada.

Estão-nos a vender o pais á espanha, e querem acabar com as nossas forças armadas.

Cumprimentos.

16 de dezembro de 2010 às 01:02  
Anonymous Anónimo said...

GOSTEI DE VER AS FOTOS DA BASE EU TAMBEM ESTIVE LÁ E É COM ORGULHO QUE SOU PORTUGUES E ESTIVE NA FORÇA AEREA.. SAUDADES BA3

17 de agosto de 2011 às 16:59  
Anonymous Francisco luz said...

A BASE AÉREA DE TANCOS ficou-me bem vincada na minha memoria OUTUBRO de 1974 data da minha chegada para o curso de Policia Aérea juntos a porta de Armas recebíamos as primeiras palavras de não sei de quê, só sei que a partir dai judiaram com agente ate as 2 da manhã a correr, marcando passo a civil com os sacos na mão e a pensar para comigo aonde e que me vi meter. Mas enfim tudo correu bem e hoje tenho saudades.

16 de fevereiro de 2012 às 19:34  
Anonymous Anónimo said...

No fim do ano de 1974 foi o ano que cheguei a Base Aérea de Tancos . Chegamos a porta de Armas as duas da manhã vindos de Elvas já com a recruta feita no Exercito depois de tudo acertado la com o pessoal levaram-nos para a parada com a roupa civil e judiaram com a gente ate que quiseram correr e marcar passo no d ia seguinte começarmos a luta e tudo foi fantástico mas sempre muito duro e foi ate ou final. Mas ainda hoje tenho saudades deste curso a momentos que não esquecem .

20 de fevereiro de 2012 às 03:07  
Anonymous Anónimo said...

eu fui PÁ

20 de fevereiro de 2012 às 07:46  
Anonymous José Rodrigues said...

Também eu, como os anteriores 2 intervenientes em 1974 entrei na Base Aérea 3 de Tancos,proveniente de Elvas, mais concretamente do BC 8 estive durante quase 3 meses a fazer a especialidade, sendo depois colocado na BA6,AT1,BA5, Tancos deixou-me recordações enesquecíveis.
Gostaria de contactar com os 2 camaradas que foram de Elves para Tancos, aqui deixo o meu endereço caso apareçam por aqui.
jocapero@gmail.com
Um grande abraço

25 de abril de 2012 às 20:37  
Anonymous Anónimo said...

Parabens pelo excelente album com fotos que dignificam a NOSSA P.A.Fui P.A.de 84 a 86 e hoje ainda sinto-me muinto orgulhoto de ter usado a FAMOSA BOINA AZUL.Só quero fazer uma rectificação numa das fotos:aquela em que dizes ser um Mirage e afinal é um f-111.Um abraço.070243-k.Sequeira.

25 de abril de 2012 às 23:10  
Anonymous Anónimo said...

Parabens pelo excelente album com fotos que dignificam a NOSSA P.A.Fui P.A.de 84 a 86 e hoje ainda sinto-me muinto orgulhoto de ter usado a FAMOSA BOINA AZUL.Só quero fazer uma rectificação numa das fotos:aquela em que dizes ser um Mirage e afinal é um f-111.Um abraço.070243-k.Sequeira.

25 de abril de 2012 às 23:11  
Anonymous Anónimo said...

Parabens
tb fui PA, 87-91, na BA4
jamais esquecerei o meu Corpo, os anos que lhe dediquei e a minha boina já toda cheia de buracos, mas é minha, muita lágrima por ela.....

26 de fevereiro de 2013 às 23:49  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns,um trabalho exemplar,o sargento Baltazar,é assim que o conheço,ainda novo na foto,vejo-o muitas vezes e apesar da idade ainda dá o seu ar de graça,sempre muito brincalhão.Parabéns.

1 de junho de 2013 às 01:10  
Anonymous Prudencio Preguiça said...

Base Tancos que eu recordo com saudades aonde me formei PA dei entrada em outubro 1974 vindo do RI7 de Leiria, conquistei a boina azul fui colocado na BA6 ,parabens PA Pereira por este album .....PA/241/74...09326074--nif

22 de fevereiro de 2014 às 23:49  
Anonymous Prudencio Preguiça said...

Base Tancos que eu recordo com saudades aonde me formei PA dei entrada em outubro 1974 vindo do RI7 de Leiria, conquistei a boina azul fui colocado na BA6 ,parabens PA Pereira por este album .....PA/241/74...09326074--nif

22 de fevereiro de 2014 às 23:52  
Anonymous Prudencio Preguiça said...

Base Tancos que eu recordo com saudades aonde me formei PA dei entrada em outubro 1974 vindo do RI7 de Leiria, conquistei a boina azul fui colocado na BA6 ,parabens PA Pereira por este album .....PA/241/74...09326074--nif

22 de fevereiro de 2014 às 23:52  
Anonymous Prudencio Preguiça said...

Base Tancos que eu recordo com saudades aonde me formei PA dei entrada em outubro 1974 vindo do RI7 de Leiria, conquistei a boina azul fui colocado na BA6 ,parabens PA Pereira por este album .....PA/241/74...09326074--nif

22 de fevereiro de 2014 às 23:54  
Blogger erotikus said...

Nem só de PA´s vive a força aerea, mas sem duvida que dão uma imagem forte dos que é a força aerea.
iniciei o meu percurso na BA3 em Set/1991 e terminei em Dez/1992 em Paços de Ferreira EDCI12, ao rever estas fotos vieram recordações fantastiscas desse tempo que ja la vai.
Gostava de encontrar camaradas com quem convivi nessa altura, até hoje um dos poucos que ainda encontrei foi o 1º Sargento Camelo, que entretanto abandonou a FAP, grandes recordaçoes.
1ºCabo/SAS 097143-L Carlos Alves

31 de julho de 2014 às 18:05  
Blogger Paulo Machado said...

Olá camarada, descobri somente hoje este teu blogue. Boas memórias...e bons momentos passados naquela Serra do Pilar. Um grande abraço, amigo! Paulo Machado

13 de novembro de 2016 às 11:16  
Blogger Paulo Machado said...

Olá camarada, descobri somente hoje este teu blogue. Boas memórias...e bons momentos passados naquela Serra do Pilar. Um grande abraço, amigo! Paulo Machado

13 de novembro de 2016 às 11:17  
Anonymous Anónimo said...

Olá, como faço para encontrar pessoal do meu tempo ? BA3, curso PA acho que 86 :) Obrigado

10 de junho de 2017 às 10:23  

Enviar um comentário

<< Home