sábado, outubro 13, 2007

Tributo ao PAULO

Olá meus amigos:

Mais uma vez estive presente na XIV Concentração Motard em Góis, que se realizou em Agosto. Como habitual rumei a Góis, na Quinta-feira.

A concentração, decorreu no seu expoente máximo, pois como é apanágio daquela concentração. Este ano, mais presenças que no ano anterior, sempre com um óptimo cartaz, ambiente descontraído e com o S. Pedro a ajudar.

Como é habitual, a concentração serve de palco a reencontro de amigos, dos mais variados pontos do País.
A malta de Barcelos compareceu em força, o casal de Aviz esteve presente, desta vez com o seu rebento. entanto faltava o meu amigo PAULO de Sintra, também ele presença assídua, juntamente com a sua comitiva.

No segundo dia de concentração, encontrei um companheiro de viagem do PAULO.

Logo que me viu, de imediato me chamou, após as saudações da praxe, este companheiro disse que trazia na bagagem uma mensagem.
Pelo seu semblante, notei que o fardo era pesado e duro de verbalizar…mas por fim lá me transmitiu que o nosso AMIGO PAULO, havia falecido, meses antes num acidente durante a pesca.

Bem amigos…o choque foi enorme, para este tipo de notícias, não há formas delicadas, suaves de a transmitir. São notícias que têm que ser ditas, por muito difíceis que sejam.

Um arrepio, me percorreu o corpo todo, enquanto a imagem do PAULO, me povoava a mente.

O PAULO, era um jovem, sempre bem disposto com um sorriso no rosto, amigo do seu amigo e era o verdadeiro motard, pois ele tinha o espírito motard dentro de si.

Este espírito, é algo que não se compra com a mota, ou se vai aprendendo com o tempo é sim, algo que já nasce dentro de nós…e o meu AMIGO tinha-o, não só quando andava de mota, mas sim, sempre presente na sua vida.

O meu amigo apesar de viver em Sintra, era natural de Ermelo – Vila Real, relembro que sempre que passava no Porto, telefonava e fazia uma paragem para almoçarmos juntos, antes de seguir para a terra natal.
Eu não convivia diariamente com ele, aliás conhecemo-nos há cerca de 5 anos, em Góis e a amizade ficou e todos os anos nos encontrávamos na concentração.

O PAULO, era uma pessoa afável, comunicativa e com grande facilidade fazia amizades.
Foi difícil, continuar a “viver” a concentração com a mesma alegria dos anos anteriores.

Durante o concerto da noite, as recordações do meu AMIGO, assolaram-me novamente o pensamento, as campirinhas e as cervejas de anos anteriores, as conversas e banhos na praia fluvial, até da “massinha de cão”, como ele assim gostava de lhe chamar…e pensei como a Vida por vezes é injusta, quando nos priva da companhia de tão grande ser .

Foi então que peguei numa cerveja, ao som dos UHF, contemplei o céu estrelado, ergui o copo e bebi a ultima com o meu AMIGO. Por instantes, no meio da multidão fiquei solitariamente com o PAULO.

Pois espiritualmente ele…ali estava presente, com o seu sorriso e boa disposição.
O que me deixa amargurado é que o PAULO, constantemente que convidava para um fim de semana em sua casa e eu…adiava de mês para mês de ano para ano…agora…agora…quando nossas almas se reencontrarem devo-lhe um pedido de desculpas e aprendi que para os AMIGOS, tem que haver sempre tempo.

Sei que o meu AMIGO, está bem e que sua alma descansa em paz.
O mundo ficou mais pobre, tanto o mundo Motard, como o familiar e os amigos, sem a sua presença, mas uma coisa é certa…nunca será esquecido.

Desta forma, presto o meu tributo ao meu AMIGO PAULO, de Sintra.
AUUUUUUUU
AAAAAAAAUUUUUUUUUU

8 Comments:

Blogger Alex said...

Sim... o nosso amigo voou para outras estradas... sem dúvida mais cedo do que devia... o nosso querido amigo... mas mais meu que teu... isto apenas porque crescemos juntos... e o conheço... sei lá... desde sempre... não consigo conter as lágrimas ao ler a tua mensagem e ver as nossas fotos... aquelas lágrimas que a correria do dia à dia impede que saiam... mandei-te uma mensagem mas não respondeste... pensei que te tinhas esquecido... mas não... agora vejo afinal que uivamos os dois pelo nosso amigo, para que ele nos oiça e saiba que está e estará connosco e aguarde pelo momento em que nos voltaremos a reunir num abraço fraterno... sim, aquele abraço em que nos envolve quando nos encontramos e na altura de partir... que nos dá segurança e confiança para chegar... e a saudade para nos voltarmos a reunir noutro cruzamento e sentirmos o contentamento do reencontro com aqueles que nos são queridos... assim Deus queria que reencontremos um dia...

Um abraço para ti e para o nosso amigo PAULO, com quem voltaremos a cavalgar estradas sem fim... para vislumbar os mais belos pores do sol e a luz do luar a iluminar os nossos rostos, enquanto olhamos uns dos outros rindo, felizes... pelo reencontro...

18 de outubro de 2007 às 12:49  
Anonymous Anónimo said...

Não é fácil fazer um comentário ao que aqui está escrito, à situação, à pessoa em causa...
Penso que ... aliás, tenho a certeza que o Paulo apenas deixou amigos, jamais inimigos..a pessoa que era diz tudo!
Tal como diz o ALEX, também eu não consigo conter as lágrimas ao ler esta mensagem...é simplesmente única, apesar de pouca para descrever tudo, toda a situação, a pessoa, o sentimento actual em qualquer que seja o amigo que cá ficou, o verdadeiro amigo...
Quero apenas dizer que jamais será esquecido, de modo algum, e que, todas as palavras que troquei com ele, todas as garganhadas, toda a inteligência que vi nele, será sempre recordada com carinho, muito carinho, e com um sorriso, por saber que o meu caminho se cruzou um dia e trocou amizade com uma pessoa assim... e nos havemos de encontrar, sem dúvida!!!

4 de novembro de 2007 às 02:28  
Anonymous Anónimo said...

Feliz aquele que o conheceu.

7 de novembro de 2007 às 13:33  
Blogger Sarana e Twins said...

Um arrepio voltou a percorrer o meu corpo ao ler as tuas palavras. Já o havia sentido quando soube da triste noticia, e agora mais uma vez o senti...
Penso que não teria dito melhor e as tuas palavras transmitem, penso eu, o que todos sentimos cada um há sua maneira, a perda de uma pessoa muito querida, que o foi e continuará a ser no reencontro.
Gostava também eu de partilhar um poema, que me tocou muito numa outra partida de um outro amigo (há um ano).

Um dia
Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
"Quem são aquelas pessoas?"
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
-"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!"
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo.....
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Fernando Pessoa

7 de novembro de 2007 às 14:30  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 de fevereiro de 2010 às 13:53  
Blogger Unknown said...

Ainda hoje sinto a tua falta.

10 de fevereiro de 2010 às 13:56  
Anonymous Anónimo said...

Saudades ...

9 de junho de 2010 às 13:28  
Anonymous Helena said...

Onde quer que estejas, continuas vivo no meu coração.
Saudades ... muitas.

14 de fevereiro de 2011 às 14:30  

Enviar um comentário

<< Home