terça-feira, abril 03, 2007

As contas da discordia

Memórias de um Lobo Solitário
Olá meus amigos:

Depois de um período de ausência, estou de volta.
Pois não podia deixar de comentar a auditoria do Tribunal de Contas, aos gabinetes dos nossos estimados e laboriosos governantes, do nosso Portugal.

É de louvar a coragem do Tribunal de Contas, pois uma auditoria ás contas dos meninos governantes, é uma afronta à honestidade e honra, pois se se gastou é porque assim, havia necessidade.

Os senhores do Tribunal de Contas, efectuaram uma análise ás despesas, contratações e gestão dos 205 gabinetes, entre Ministérios e secretárias de Estado.

E concluíram, que entre 2003 e 2005, houve um aumento das despesas, apesar de haver uma redução de Gabinetes. Resumindo, a despesa global, é superior a 12,8 mil milhões de euros...os meus amigos têm noção de brutal quantia??? Em termos práticos, tão módica quantia é equivalente a dois défices públicos ou melhor a quatro aeroportos da Ota.

Estou convencido, que nem o próprio Tribunal, esperava tamanhos resultados, tão violentos muitos menos tanta voltagem com o actual Governo.

Mas análise não se fica por aqui, o mais avassalador é a forma das nomeações e contratações de assessores. Pois segundo parece, ninguém controla a forma e os critérios de selecção e muitos menos, os tectos salariais, dos quais, alguns excedem o vencimento do Sr. Presidente da República. O que leva a crer, que só se safa quem tiver o melhor “padrinho”, pois só assim se explica estas escolhas, típicas de uma republica qualquer de um pais africano.

E assim, se vai gastando o dinheiro do povo, numa época, em que todos os dias se ouve, que se está em período de contenção e parafraseando o Sr. Primeiro Ministro - temos que apertar o cinto. Creio que o Povo, já anda há tempo a mais a apertar o cinto e a ser alimentado de promessas.

Mas com tamanha informação, o os senhores do governo, resolveram então atirar, mais uma vez, areia para os olhos do povo. Desta vez, não foi com nenhum europeu de futebol ou com a estreia da ultima telenovela rasca.

Desta vez optou por algo mais inteligente. Preferiu, declarar publicamente que o Estado é mau pagador e que iria saldar as suas dividas. Mas...será que paga??? Não será mais uma promessa, da corja governamental, que mais se assemelham a sufistas greco-romanos.

Mas meus amigos, se o governo quando se sente lesado, cobra dos contribuintes, sem dó nem piedade, até ao ultimo cêntimo, que faça uso dos mesmos meios para saldar as próprias dividas para com os demais.

Se não tem dinheiro, que se efectuem penhoras aos gabinetes dos ministérios e secretarias de estado. Que se proceda á apreensão, dos “carritos” dos senhores ministros, que de certeza dá para pagar a muito boa gente.

Mas Portugal, é um jardim á beira mar plantado, se fosse uma Espanha, com a ETA, ou uma Irlanda com o IRA, concerteza que haveria mais contenção nas palavras e promessas ao Povo.
Por enquanto ruma-se sem destino, ao sabor dos caprichos partidários e políticos
Opta-se por pregar a moral e bons costumes, mas quem a devia praticar e dar o exemplo não o faz.

Enquanto isso, vai ficando a saudade de um Salazar ou de um Álvaro Cunhal....

AAAAAAAUUUUUUUU
AAAAAAAAAAUUUUUUUUU

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, os portugueses sao muito pacificos, nem com umas destas nós nos mexemos. Nós de tanga e eles num alto astral. Mas que moral?!!
Continua a escrever com esse teu jeito, seria uma penapara todos nós se nao o fizesses.
Adoro a tua sensibilidade e a maneira como tratas todos os assuntos. Continua

Isabel

3 de abril de 2007 às 23:19  

Enviar um comentário

<< Home